Buscar

Entradas populares

jueves, 12 de julio de 2012

Dios llama por el nombre!


Deus chama pelo nome!
Seminarista Edivaldo Pinho

 
Jesus é muito atraente! Encontramos no livro de Mateus, 10, 1-7 o chamamento aos apóstolos. O que é mais interessante é que Jesus não chama qualquer um, mas chama aquele que Ele confia. Ele chama pelo nome. O significado de chamar alguém pelo nome, é ter intimidade. Assim, só chamamos uma pessoa pelo seu nome quando conhecemos e temos certa intimidade com a pessoa chamada. O mesmo fez Jesus aos Discípulos. Jesus pronuncia uma palavra que para muitos é “mágica”, mas que para outros é muita compreensiva. Vocare vem do latim, chamar. Representado pela frase célebre de Jesus: “Vem e segue-me!”. Portanto, para essa dinamicidade devem existir no mínimo duas pessoas: Jesus que chama e o discípulo que responde.

Também a mim aconteceu o mesmo. Sou seminarista, do 3° ano de Teologia. Estudo no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil, em Itapecerica da Serra – São Paulo. Sou o 6° entre os onze irmãos. E creio que Deus me chama para o sacerdócio entre uma família tão grande como a minha. Ele me chamou pelo nome! Poderia ter chamado um dos outros irmãos. Mas é a mim que ele quer confiar esse apostolado. E não hesitei em responder a seu chamado. Toda minha família confia na minha missão e por isso me dá apoio.


Como se dá esse chamado?  Muitas vezes esperamos que Jesus venha até nós e diga: “Vem e segue-me”. Para isto ele deixou seus representantes na terra. Deus pode enviar anjos para nos alertar; uma palavra que nos toca o coração; um gesto de um padre ou uma religiosa que nos desperta o interesse para se consagrar a Deus; Ou por uma pessoa que faz a pergunta para você. Assim aconteceu comigo. Uma religiosa me chamou e me fez uma pergunta que fiquei sem palavras para responder. Ela me disse: “Edivaldo, você quer ser padre?”. Creio que foi Deus que a enviou até mim. Não esperava que um anjo me aparecesse e me falasse com voz meia e jeito carinhoso. Não! Prefiro que seja uma pessoa comum como eu, de carne e osso, mas que pensa como Deus. Eu sabia que naquela pergunta estava uma voz dos céus. E minha resposta não foi imediata. Pensei por um tempo: é isso que Deus quer para mim? É Deus que me chama? Mas com o tempo, vi que não dá para dizer não à voz de Deus que fala pelos santos e profetas.

No meio da caminhada, podem acontecer vários fatores que nos deixam em questionamentos: será que é isso o chamado de Deus para mim? Mas tudo isso Deus permite para que nós pensemos que a caminhada não depende somente de nós. Ele nos espera em uma oração, num diálogo íntimo para dizer que devemos recorrer a Ele. O sim é nosso, mas para confirmar esse sim eu preciso dele. E que Ele está sempre presente em nossa vida. De uma coisa tenho certeza: se Ele chama, Ele também cuida. E se ele cuida você faz prodígios e milagres entre os homens. E a recompensa que é muito grande. Tanto das pessoas que irão ter o sacerdote como um representante de Deus, como também o próprio Deus dá forças. Ele não promete ‘flores’ mas a Cruz que gera vida e vida eterna.

Destarte, uma só é a certeza: Jesus sempre chamou e continua a chamar representantes de sua missão que é eterna. Você e Eu somos convocados a participar desta família que é a Igreja, onde seremos Alter Christus no meio dos homens sedentos de Deus. Não diga NÃO ao ‘Segue-me’ do Senhor.
Que Nossa Senhora, Rainha das vocações, nos proteja e rogue ao seu Filho por nós! Pax Domini sit semper Vobiscum!

Edivaldo Pinho
É seminarista, do 3° ano de Teologia.
Estuda no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil,
em Itapecerica da Serra – São Paulo


0 comentarios:

Publicar un comentario